su primer ave!!!!!!una arpia!!!!!

Temas gerais sobre falcoaria
Responder
Avatar de Usuario
luis jose recalde mello
Master
Master
Mensajes: 1736
Registrado: 13 Mar 2006, 04:22
Relacion con la cetreria: aficionado
Ave que utilizas actualmente: ninguna
Aves que ha utilizado: cernicalo
Libros preferidos: comprendiendo al ave de presa
Ubicación: Paraguay
Contactar:

su primer ave!!!!!!una arpia!!!!!

Mensaje por luis jose recalde mello »

les dejo un pequeño relato de un brasileño, cuya primera ave es una arpia, y no le va tan mal, aclaro que no animo a nadie a comenzar con un animal de estos, sino que quiero que noten como pueden ir las cosas cuando se hacen con cuidado y paciencia, el ave en cuestion es un torzuelo de arpia, proveniente de un decomiso, y el hombre era previamente entrenador de perros. tambien pongo un pequeño relato adjunto del autor, en el que narran como no pudieron apartar a una prima de su percha, ni siquiera molestandola (empujandole el pecho) con unaq percha t, asi que tubieron que esperar que al ave le diera la gana de permitir que limpiaran debajo de su percha, alguna duda con el portugues, me la ponen e intento aclararlo, es que no tengo paciencia para traducirlo, intentare ponerle a algunos terminos su aclaracion entre parentesis, despues de la palabra

Uma harpia dona do quintal... (quintal:patio)

Amigos

Eu e o Vinicius tivemos uma experiência interessante alguns dias atrás aqui no CENAR. O Vinicius é(es) o vice-presidente da AMAR e tem uma história interessante e única no treinamento de rapinantes (ya habran entendido, aves de rapiña). Antes de relatar o ocorrido, gostaria de falar um pouco da historia dele na falcoaria que é única. Quando o Vinicius começou a acompanhar nosso trabalho aqui na AMAR ele já tinha uma sólida experiência de treinamento de cães, até mesmo em competições de Schultz Hund, faro, etc. Ele começou a nos visitar e eu o presenteei com uma luva de falcoeiro de longo punho confeccionada aqui no CENAR.

Passados alguns dias ele teve que passar alguns meses trabalhando em um Zôo (ele também é veterinário, também formado na UFMG). A luva estava na mão, as aves nos recintos e ele decidiu treinar uma. Ele já tinha lido o livro da Emma Ford que eu havia lhe emprestado. Ele escolheu como primeira ave, um belo (bello) macho harpia que havia chegado naquele estabelecimento. Eu recomendei que treinasse uma ave mais fácil como primeira experiência, mas ele com MUITA confiança me assegurou que tinha condições de dar conta do recado e afinal de contas, o país é livre... E de fato ele treinou a ave para vir do poleiro (la percha) a luva e receber o alimento em sua mão sem qualquer incidente. Parabéns (felicidades) pelo feito (por el hecho) e fico (y quedo) feliz de ter participado do processo, o orientando, mesmo que à distância. Ele foi o primeiro brasileiro a treinar uma ave desta espécie e com certeza, o único falcoeiro no mundo que uma harpia foi a primeira ave.

Bem, voltando ao relato, tínhamos que examinar nosso macho de harpia aqui e adentramos o recinto para capturá-lo. Assim fizemos e o examinamos. Vou colocar o caso aqui no Grupo (Falcoaria Brasil) para discuti-lo mais tarde, pois é um caso clínico bem interessante.

Após examinarmos o macho, decidimos aproveitar que já estávamos “molhados” e limpar o fundo do recinto onde as aves geralmente ficam (se quedan). Estávamos usando os bastões em “T” para manejá-las (para manejarlas) e para nossa proteção.
Nos aproximamos do fundo do recinto e a fêmea voou (volo) para o Vinicius (hacia vinicius), eu achava (pensaba) que a ave tinha (habia) voado “por cima” ele, mas ele achou e acha que ela tinha voado nele (el penso y piensa que volo HACIA el) e por isso ele a desviou com o bastão. Ela retornou para cima do poleiro (percha) no fundo do recinto. Nos aproximamos para limpar a área. O Vini estava no lado que a fêmea estava, eu fiz menção para que ele se aproximasse. Ele chegou a um metro dela (el llego a un metro de ella, entiendase de la prima de arpia) e ela nem fez menção de se mover . Eu fiz sinal (yo hice señal)para ele tentasse a incomodar um pouco(la intentara molestar un poco) com o bastão para que ela saísse (saliese) de lá (ahi) e pudéssemos limpar o local. Ele a tocou no peito com o bastão e para minha surpresa ela firmou as patas no poleiro, arqueou (arqueo) as asas (las alas), levantou o topete (el panacho) e disse em um agudo grito (y sio un agudo griyo): daqui não saio, venha...(no saldre de aqui) Fiz menção ao Vinicius para insistisse mais uma vez,(le dije que insistiese) ele o fez e ela novamente o confrontou...(el lo hizo y nuevamente ella lo contronto) Resolvemos (resolvimos) deixar para limpar o recinto em outra ocasião quando ela estivesse mais calma...

Foi a primeira vez que vi um rapinante peitar um humano assim... Geralmente eles cedem e procuram outro local (van a otro lado), mas uma HARPIA É UMA HARPIA e ela conhece sua força... (pero una harpia es una harpia, y conoce su fuerza)

Foi uma experiência única na minha vida falcoeira e espero que vocês tenham gostado do relato,

Grande abraço,

Samuel Ferreira

CENAR – Centro Nacional da Ave de Rapina
AMAR – Ave da Mata Atlântica reabilitada
Saludos desde Paraguay


para tu corazon, basta mi pecho
para mi libertad, sobran tus alas

veldar
Junior
Junior
Mensajes: 145
Registrado: 06 Mar 2008, 23:19
Nombre completo: javier
Años practicando cetreria: desde el 2008
Ave que utilizas actualmente: yaki
Libros preferidos: todos lo que se ablen de naturaleza
Mas datos: cazador con arco
Ubicación: La Llagosta(barcelona)

Re: su primer ave!!!!!!una arpia!!!!!

Mensaje por veldar »

ok todo claro :baila5:

juan.altazor.
Master
Master
Mensajes: 1271
Registrado: 30 Ene 2007, 19:04
Nombre completo: Juan Rubio Pastor
Relacion con la cetreria: cetrero y aficionado a los accipiteres
Aves que ha utilizado: torzuelo de gavilan
Libros preferidos: Nick fox, mc dermott aves de presa de bajo vuelo.
Mas datos: siempre aprendiendo
Ubicación: Madrid
Contactar:

Re: su primer ave!!!!!!una arpia!!!!!

Mensaje por juan.altazor. »

Muy interesante.
Algo se entiende aunque no queda todo muy claro.
De todas maneras, es una experiencia única, mis felicitaciones al autor por su adquisición.

Saludos.
El que observa, ve; el que ve, medita; el que medita, aprende...

Responder