Peço que me perdoem a intromissão de um cetrero como eu, que embora tenha em torno de 20 anos de experiencias com aves de presas nunca tive o prazer de voar um Azor, simplesmente, porque no meu país, Brasil, não existem, e os similares, o Accipiter poliogaster são muito raros.
Eu observava meu local de caza no Rio de Janeiro, uma depressão, próximo ao mar onde se concentravam diversas aves, garzas, patos, e outras mais, e sonhava, um dia quando poderia voar um azor neste local. Quando chego a este local, consigo me colocar a uns 4 metros acima deste pequeno riacho e as aves voam para todos os lados, em torno de 100 ou mais aves entre garzas e outras mais.
Certo dia tive o prazer de poder voar um Harris, a subespécie brasileña Parabuteo unicinctus unicinctus que é menor que as outras subespécies. Os torzuelos pesam em torno de 470, 500 gramos, peso de vôo, enquanto as primas pesam em torno de 730, 760 gramas, peso de vôo. Estas aves apresentam dedos e pés desproporcionais, especialmente belos que me pareceram muito eficientes na captura de aves. Bom após os treinos iniciais fui no local de caza, meu harris me seguindo, e assim que chegou ao local a minha presença, fez com que as aves em pânico comecassem a fugir, e de imediato o Harris num voô muito rápido e ágil entrou nas arvores que margeavam o pequeno riacho quebrando galhos, etc, e sempre o grito rouco e agonizante da presa demonstrava que tinha feito a captura. As capturas se seguiram, sendo raras as vezes em que falhava, as presas eram Ardeídeos, normalmente as espécies Nicticorax nicticorax e Nictanassa nicitanassa. Um cetrero amigo meu com seu harris torzuelo niego capturou também Egretta.
Realmente estes lances foram muito belos e me deixaram muito satisfeito, mas faltava algo, que eu não sabia descrever o quê.
Com o passar dos anos eu voei Accipiter bicolor e alguns lances eu fiz no mesmo local, e realmente o que faltava nos lances com Harris eu consegui voando este Accipiter, embora no bicolor faltasse em tamanho se comparado ao Açor, sua coragem, agilidade, explosão na saída do punho, me deixaram satisfeito,muito satisfeito, tanto que hoje, NÃO QUERENDO MENOSPREZAR OS HARRIS, não penso em voar Harris, apenas Accipiters.
Quanto aos Cola Rojas, não posso opinar, porque não ocorrem no Brasil e nunca os voei.
Lógico, continuo sonhando com os Açores.

Atenciosamente
Jorge